quarta-feira, 10 de julho de 2013

O SINAL DA CRUZ É BÍBLICO E RECOMENDÁVEL?


A Prática de venerar e usar a cruz como símbolo, tem fundamento bíblico?
Esse assunto é polêmico, mas bom para refletir. No ano 400 – Paulo de Nola ordena que se reze pelos defuntos e ensina o sinal da cruz feito no ar (por causa da suposta visão do pagão imp. Constantino), no ano 787. Pelo 2º Concílio de Nicéia foi estabelecido o culto às imagens e a adoração da Cruz re Relíquias de santos.
Vemos que somente o até então, “BISPO DE ROMA”, sob a influência mística de Constantino, que sonhou com uma cruz (que já era um sinal de veneração pagã romana, bem como forma de tortura) INVENTA A HERESIA DOGMÁTICA DO SINAL DA CRUZ FEITO NO AR.
No Século VII, torna-se um símbolo do Romanismo papal, e pseudo-símbolo do Cristianismo, o que é um ledo engano, pois a Cruz jamais havia sido utilizada como símbolo do Cristianismo pela Igreja Primitiva; antes, porém, o símbolo que os cristãos usavam era o “PEIXE”, cuja palavra grega e suas letras: “ICTHUS”, significavam a essência da fé cristã: “JESUS CHRISTOS THEOU UIOS SOTER, que quer dizer: Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Obs. Isso se confirma “in locum”, pois quando estive visitando as Catacumbas de Roma, vi claramente esse símbolo nos túmulos dos cristãos martirizados. O Peixe era o símbolo, secreto usado pelos cristãos.
Muitas denominações protestantes usam esse símbolo pagão, erroneamente introduzido no Cristianismo, o que é um grande erro, pois:
Qual pai usaria como símbolo de sua fé, uma faca que matou seu próprio filho? Ou ele mandaria confeccionar miniatura do revólver que tirou a vida de seu filho para ser venerada? Se Jesus tivesse morrido numa forca seria então “uma forca” que estaria nos altares romanistas e de algumas denominações protestantes?
Jamais isto foi ensinado pelos Apóstolos, pois o “madeiro” (Stauros) era símbolo de maldição e costume do paganismo (Gl 3.13; Dt 21.23)
Paulo quando fala do “madeiro” (Stauros no grego), diz que “a palavra da cruz (stauros) é loucura para os que perecem (1 Co 1.17,18).
Portanto, é Jesus e seu amor revelado ali que é loucura para os que perecem e não “a cruz” ou este “sinal pagão; pois quando as pessoas fazem isto em seu corpo ou no ar estão se amaldiçoando, pois era “símbolo de maldição”. Por isso até os “espíritas” usam tal sinal, dizendo estar “fechando o corpo”.
Portanto, não há fundamento bíblico para mo “sinal da Cruz”, não temos nenhuma ordenança para tal prática. O problema é que no decorrer dos tempos se engendram heresias e costumes que se transformam em dogmas e se omite as razões e fundamentos de seus nascedouros. Assim também ocorre com a data 25 de dezembro que não tem nada a ver com o nascimento de Jesus etc.
                                                                         Shalom... Pr. Croce.

10 comentários:

  1. Pastor, a paz,lhe convido a ler Gálatas 6 versículo 14. paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Mt 16, 24 – “Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me”.

    Lc 14, 27 –“E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo”.

    Gl 2, 19 – “Na realidade, pela fé eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo”.

    Gl 6, 12.14 – “Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”.

    1Cor 1,18: “Pois a linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem. Mas, para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus”.

    1Cor 1, 17: “… anunciar o Evangelho, sem recorrer à sabedoria da linguagem, a fim de que não se torne inútil a Cruz de Cristo”.

    1 Cor 1,23: "nós, porém, anunciamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos"

    Ez 9,6: "Só não mateis os indivíduos marcados com a cruz".

    Ez 9,4: "Javé disse-lhe: Percorre a cidade de Jerusalém e marca com uma cruz a testa dos indivíduos que estiverem a lamentar-se e a gemer por causa das abominações que se fazem no meio dela".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus em nenhuma destes versículos diz para adorar a cruz, mss todos se refere a cruz como o sacrifício de Cristo.

      Excluir
  3. olha complicado ? e ai o sinal da cruz e benção ou maldição?quero respostas concretas. OLHA PRA MIM AO MEU ENTENDER É UM SINAL DE CASTIGO SOFRIMENTO ,A CRUZ Verdadeiramente é um simbolo de morte e não tem nada ver com Cristo .CRISTO JESUS É VIDA E DEVEMOS FAZER O SINAL DE AMOR CARINHO AMANDO E AJUDANDO UNS AOS OUTROS ESTE É O VERDADEIRO SINAL QUE DEVE SER FEITO POR NÓS CRISTÃOS

    ResponderExcluir
  4. Comparar a Cruz a uma faca, revolver e usá-los como símbolos sagrados é uma coisa. Mas dai a comparar a Morte de Jesus a de uma pessoa é um absurdo: Jesus desde sempre já sabia quando, onde e como seria morto e ressuscitado.

    ResponderExcluir
  5. A palavra CRUZ que vem na Bíblia, como instrumento da morte de Cristo, é uma tradução livre da palavra grega stauros, que mais provavelmente não tinha a forma de uma cruz.
    https://www.facebook.com/MPP333/posts/1400403786665784
    https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2010/09/01/cruz-ou-estaca/


    ResponderExcluir
  6. O Sinal da Cruz é o sinal do cristão. Foi uma grande bobagem do protestantismo abolir o sinal de cruz. Existem relatos de que se faz esse sinal desde o ano 150dC, é algo primitivo cristão.

    Em Apocalipse, existe os que possuem o sinal da Besta, E também os que possuem o sinal de Deus em sua fronte. E esse sinal de Deus é o SINAL DA CRUZ, o gesto de Fé em Cristo. Ninguém faz o sinal da cruz se não for inspirado pelo Espírito Santo, pois é um sinal do Senhor. O estandarte do Reinado de Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Fazemos o Sinal da Cruz, pois pregamos a Cristo CRUCIFICADO, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos, sinal de Fé e Esperança para o cristão.
    Por isso usamos a Cruz com Cristo, pois uma cruz sem Cristo pode ser a cruz de qualquer um. A Cruz representada com Cristo é um sinal mais eficaz para a Fé.

    ResponderExcluir
  8. A cruz é o símbolo mais precioso para o cristão, é a nossa glória:

    “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.”
    Gálatas 6,14
    A cruz é a nossa glória, pois por meio dela, fomos reconciliados com Deus e o Demônio foi derrotado, por isso esse sinal deve ser usado muitas vezes para que estejamos sempre na presença de Deus e o Demônio seja derrotado e expulso:

    “15. abolindo na própria carne a lei, os preceitos e as prescrições. Desse modo, ele queria fazer em si mesmo dos dois povos uma única humanidade nova pelo restabelecimento da paz,
    16. e reconciliá-los ambos com Deus, reunidos num só corpo pela virtude da cruz, aniquilando nela a inimizade.”
    Efésios 2,15-16

    “Espoliou os principados e potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz.”
    Colossenses 2,15
    Quem não ama a cruz não pode ser cristão:

    “E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.”
    Mateus 10,38

    “E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo”.
    Lucas 14,27
    “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. “
    1 Coríntios 1,18

    “Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,”
    Filipenses 3,18
    Com o sinal da cruz somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, assim somos marcados na testa no nosso batismo. Esse sinal já tinha sido profetizado pelo Profeta Ezequiel. Com esse sinal somos livres do pecado, da morte e do Demônio:

    “E a glória do Deus de Israel se levantou de sobre o querubim, sobre o qual estava, indo até a entrada da casa; e clamou ao homem vestido de linho, que tinha o tinteiro de escrivão à sua cintura.
    E disse-lhe o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal (DA LETRA TAU, DA CRUZ) as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela.
    E aos outros disse ele, ouvindo eu: Passai pela cidade após ele, e feri; não poupe o vosso olho, nem vos compadeçais.
    Matai velhos, jovens, virgens, meninos e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal (DO TAU, DA CRUZ) não vos chegueis; e começai pelo meu santuário. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa.”
    Ezequiel 9,2-6
    O TAU é a mais antiga grafia em forma de cruz. Na Bíblia é usado como ato de assinalar. Marcar com um sinal é muito familiar na Bíblia. Assinalar significa lacrar, fechar dentro de um segredo, uma ação. É confirmar um testemunho e comprometer aquele que possui o segredo. O TAU é selo de Deus; significa estar sob o domínio do Senhor, é a garantia de ser reconhecido por Ele e ter a sua proteção. É segurança e redenção, voltar-se para o Divino, sopro criador animando nossa vida como aspiração e inspiração.

    ResponderExcluir
  9. O sinal da cruz já era usado no ano 160 d.c. data provável do escrito chamado Atos de Paulo, que diz; 21 E o governador ficou muito comovido; e ele açoitou Paulo e o enviou para fora da cidade, mas Tecla condenou a ser queimado... 22 Ora, os moços e as moças trouxeram lenha e feno para queimar Tecla; e quando ela foi trazida nua, a governadora chorou e se maravilhou com o poder que havia nela. E puseram a lenha, e o carrasco mandou montar o seu monte sobre a pira; e ela, fazendo o sinal da cruz, subiu sobre a lenha. E acenderam-no e, embora um grande fogo resplandecesse, o fogo não se apoderou dela; porque Deus se compadeceu dela, e produziu um ruído sob a terra, e uma nuvem a envolveu sobre a terra, cheia de chuva e granizo, e todo o seu reservatório foi derramado, de modo que muitos estavam em perigo de morte, e o fogo era extinta e Thecla foi preservada. ( Atos de Paulo 21-22.)

    ResponderExcluir