segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fundamentos para educação religiosa

Teologia e educação são duas palavras que se casam, pois toda boa educação vem de Deus e toda Teologia é educação. Há um grande interesse de Deus em despertar vidas que se dediquem ao estudo sistemático de sua palavra e que sejam teólogos- educadores. Esse interesse divino é acentuado em várias passagens bíblicas tanto no A T, como no N T.

I. A Educação Religiosa no Antigo Testamento

Nas Escrituras hebraicas, a principal palavra que significa ensinar ou educar é “Torah - É interessante observar que esta palavra também significa “lei”. Deriva-se de um verbo que significa “apontar, mostrar e orientar”. Um novo verbo, mais recente, significa “disciplinar, corrigir, admoestar”. Outros termos atribuídos à educação, no Antigo Testamento, expressam idéias de discernimento, sabedoria, conhecimento, iluminação, visão, inspiração e nutrição.

Cada vez que se ensina alguma coisa, destaca-se a prioridade da “vida” , que é o ponto de partida para toda forma de educação. O ensino do A T não é aplicado apenas para o desenvolvimento do intelecto, mas para comunicar e ensinar a viver de acordo com suas crenças e necessidades. Além da palavra “Torah”, citada anteriormente, temos mais três palavras hebraicas que expressam a idéia de ensino no A T.:
1. YADAH , com significado semelhante a “vir a conhecer”. Inclui a idéia de que a experiência ensina. (Veja Jó 32.7).
2. YARAH, que significa: “mostrar, dirigir, ensinar”. Esta palavra tem uma importância prática bem definida, (Veja Sl 86.11;25.8; 119.102)
3. LAMAD, talvez a única palavra que parece enfocar o objeto da compreensão , porém expressa também com muita nitidez o desenvolvimento de técnicas de guerra (Dt 4.5,18;Ed 7.10;Jr 32.33;2 Sm 22.344; Sl 18.3,4).

Portanto, o incentivo à educação teológica é uma constante no A T. Podemos ainda tomar como exemplo o Salmo 78.3-7, onde o povo de Deus promete que vai ensinar fielmente a cada geração vindoura “os feitos gloriosos do Senhor”(v. 4). Encontramos várias citações indicando que o próprio Deus é o verdadeiro professor, por ex.: Is 30.20, onde seu povo é incitado a buscar instrução nEle e em sua Palavra. (Sl 78.1; 119.27; Is 8.19,10;54.13; Jr 31.33-34).

II. A Educação Religiosa no Novo Testamento.

O Novo Testamento reúne os acontecimentos do A T e gera novos acontecimentos objetivando a educação. Toda teologia do Novo Testamento é direcionada para educação. Essa é a constante meta de Deus. Em um sentido bem real, a educação do A T preparou o caminho para o programa didático do N T. Jesus é o destaque, o Mestre por excelência. Tanto através de exemplos como por mandamentos, Jesus enfatiza a importância do ministério da educação . Ele próprio era fundamentalmente um Mestre, vindo de Deus( Jo 3.2). Durante sua missão terrena, era chamado de “Mestre” com mais freqüência que qualquer outra designação. Nos quatro evangelhos, é mencionado como Mestre oitenta e nove vezes; como pregador, apenas doze vezes. Naturalmente, sua doutrina e pregação se fundiam, mas sua obra didática era fundamental em tudo o que fazia. A maior escola que já existiu consistia em ter a Jesus como professor e os doze apóstolos como alunos. Ele também ensinava as multidões. Os seus principais métodos constituem o ideal em direção do qual os educadores devem empenhar-se.

Esse princípio de Educação religiosa continua em todo Novo Testamento. Há uma convocação do próprio Cristo na chamada “grande comissão” em Mt 28.19,20. Em Atos 2.42, vemos que a Igreja primitiva cumpria sua missão de ensinar. O ensino era tão profundo que “em cada alma havia temor.” .

O Apóstolo Paulo, depois de sua experiência com Cristo, segue o mesmo método didático, gerando discípulos e incitando-os ao estudo e à educação. Escrevendo ao seu filho Timóteo, ele diz: “Persiste em ler, ensinar e exortar, até que eu vá” ( I Tm 4.13). Com essas palavras o apóstolo mostra um caminho pedagógico para o jovem pastor no exercício da educação religiosa:

1. Prósekhe; o tempo presente do verbo pede uma ação contínua, traduzido como “persiste, aplica-te”.
2. Anagnósei ,“leitura”. Usada como verbo, implica numa sábia escolha de passagens a serem lidas; leitura audível, o poder de expor corretamente.
3. Paraklései , exortação, encorajamento, a mesma raiz de consolador
4. Didaskalia, ensino, doutrina.

O Apóstolo Paulo, com essa instrução a Timóteo, criou um vocabulário para a responsabilidade educacional. Primeiramente sinaliza o dever da aprendizagem através da leitura ou estudo e depois, a missão de educar, ensinando o que se aprendeu. Esse pensamento está em concordância com os princípios ensinados por Jesus; pois, primeiramente, ele chamou: “vinde a mim...”, conf.( Mt 11.28 a) ; “vinde após mim...”, conf. ( Mt 4.19 a); “ficai, porém, na cidade de Jerusalém...”conf.( Lc 24.49 b).etc. Depois os envia conforme vemos em (Mc 16.l5 ) “Ide por todo mundo...”; e (Mt 28.19), “Ide e ensinai todas as nações...”

Dentro desses princípios, o IBP-INSTITUTO BÍBLICO PENTECOSTES, cumprindo sua missão de ensino e valorizando o “vinde” de Jesus, dá mais um passo para formação de obreiros através curso a distância. Com uma grade curricular direcionada para missão e pastoral, e com uma carga horária equivalente aos melhores cursos, dá mais uma oportunidade àqueles que receberam o “chamado ministerial” e anseiam obedecer primeiramente o “vinde” de Jesus, no objetivo de praticar a educação religiosa com sucesso, dentro do tempo disponível de cada um. Assim entendemos que estamos inseridos no processo educacional de Deus.

Pr. José Elias Croce
Diretor do IBP – Instituto Bíblico Pentecostes

Um comentário:

  1. Graça e paz pastor !
    moro aqui na cidade de Mogi guaçu sp,
    sou Diácono na A.D M.M , na presidência de nosso querido pr. Gessé P. Ribeiro soube que estará acontecendo o E.B.O.M e uns dos professores será o senhor , já garanti minha matriculá pois admiro os seus conhecimentos sobre a Biblía Sagrada.
    até mais!
    Ass. O menor de todos!

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